Artigos 25 março 2024

Gestante pode fazer raio x? Conheça os riscos envolvidos no exame

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

O exame de raio X é um procedimento simples e tranquilo para a maior parte das pessoas. Entretanto, costuma ser um motivo de preocupação entre gestantes. Afinal, essa radiação pode ou não prejudicar o feto? E para a mulher grávida, é seguro?

Antes de descobrir se uma gestante pode fazer raio X, você precisa entender como esse tipo de exame de imagem funciona. Leia o artigo para tirar as suas dúvidas.

O que são os raios X e como funcionam no corpo

Também chamado de radiografia, o exame de raio X é usado para verificar a saúde de ossos e órgãos internos. Para isso, utiliza-se um tipo de radiação chamada de ionizante, que atravessa o corpo.

Durante o exame, o aparelho emite um feixe de raios X, que é projetado sobre a parte do corpo a ser examinada. Dependendo da densidade e da composição de cada área, a quantidade de raios X absorvida pelo organismo pode ser maior ou menor.

A alta exposição do organismo a esse tipo de radiação pode causar problemas à saúde, como morte de células e lesões cancerígenas. Daí a dúvida o raio X pode ou não comprometer a saúde de gestantes ou seus bebês.

Mesmo com consciência sobre os riscos, vale dizer que a quantidade de radiação usada em um exame de radiografia é relativamente segura, já que a quantidade de raios X necessária é pequena. Esses exames fazem mal apenas quando a radiação se acumula no organismo.

Afinal, gestante pode fazer raio x?

Sim, quando o médico indicar, a gestante pode fazer raio X. Quando o profissional indica o procedimento, é provável que entenda que a importância do exame para o seu diagnóstico é maior do que os riscos para o feto.

No geral, a radiação máxima recomendada para gestantes é de 5 rads, ou 5000 milirads — unidade que mede a quantidade de radiação absorvida pelo corpo. Acima desse número, o exame não é seguro para gestantes.

A maioria dos exames de raio x fica abaixo do valor máximo permitido para gestantes, portanto, são considerados seguros. Além disso, durante a realização do exame, a mulher pode usar um avental de chumbo como forma de promover maior proteção.

O risco de afetar o desenvolvimento do feto, causando problemas na visão e dificuldade de aprendizado, por exemplo, é maior quando a gestante é superexposta a esse tipo de radiação.

Se você realizou o exame sem saber que estava grávida, a recomendação é informar ao médico obstetra, dessa forma ele pode acompanhar os níveis de radiação aos quais você foi exposta.

Doses de radiação estimada por tipo de raio X

Veja as doses de radiação estimadas por tipo de exame de raio X e entenda quantos exames de cada tipo seriam necessários para que uma gestante ficasse exposta a índices não seguros de radiação.

  • Área examinada: Raio X do abdômen
  • Radiação do exame (em milirads — 1000 milirads equivalem a 1 rad): 150 a 400
  • Quantos raios X a gestante pode fazer?: 12 a 33
  • Área examinada: Raio X da boca
  • Radiação do exame (em milirads — 1000 milirads equivalem a 1 rad): 0,1
  • Quantos raios X a gestante pode fazer?: 50 mil
  • Área examinada: Raio X do cranio
  • Radiação do exame (em milirads — 1000 milirads equivalem a 1 rad): 0,05
  • Quantos raios X a gestante pode fazer?: 100 mil
  • Área examinada: Raio X da mama (mamografia)
  • Radiação do exame (em milirads — 1000 milirads equivalem a 1 rad): 20 a 70
  • Quantos raios X a gestante pode fazer?: 70 a 250
  • Área examinada: Raio X do quadril
  • Radiação do exame (em milirads — 1000 milirads equivalem a 1 rad): 110 a 440
  • Quantos raios X a gestante pode fazer?: 12 a 40
  • Área examinada: Raio X do tórax
  • Radiação do exame (em milirads — 1000 milirads equivalem a 1 rad): 200 a 700
  • Quantos raios X a gestante pode fazer?: 7 a 25

Quais exames podem substituir o raio X nas grávidas?

A gestante também pode conversar com o profissional de saúde para entender se existem outras alternativas. Algumas alternativas seriam a ressonância magnética, que não usa raios X e é recomendada a partir do primeiro trimestre, e o ultrassom, que é seguro para gestantes.

No caso da tomografia, a avaliação do médico segue sendo crucial, pois o exame é feito por meio da mesma radiação utilizada nos raios X. Um ponto importante a ser ressaltado é que a intensidade dos raios é ainda maior, já que as imagens obtidas são mais detalhadas.

Agora que você já sabe que gestante pode fazer raio X, é hora de encontrar clínicas de confiança para fazer esse e outros exames.

Na Doctoralia você encontra estabelecimentos de qualidade para realizar seus exames durante a gravidez. E o melhor: pode agendá-los de forma simples e prática, sem sair de casa. Conheça a plataforma, disponível para agendamentos nas principais cidades do país.

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.