Artigos 25 março 2024

Exames de rotina para homens: quais são e quando realizar

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

Procure um médico especialista para orientações mais detalhadas e, para agendar seus exames com praticidade e agilidade, acesse a Doctoralia. E pior: uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência em Saúde do Homem aponta que mais de 50% dos homens só vão ao médico quando apresentam sintomas avançados.

Dados como esses revelam um problema sério, uma vez que a realização de exames periódicos é fundamental para a identificação de doenças e outros problemas de saúde, facilitando o diagnóstico precoce e, como consequência, o tratamento.

Neste post, listamos os principais exames de rotina para homens e suas indicações. Acompanhe e previna-se!

Exames e cuidados ao longo da vida

Os cuidados com a saúde do homem devem ser progressivos ao longo da vida. Durante a infância e adolescência, por exemplo, o mais comum é que seja necessário apenas o acompanhamento pediátrico para monitorar o crescimento e o desenvolvimento do jovem.

Exames mais específicos costumam ser realizados caso o menino apresente algum sintoma que indique a necessidade de uma avaliação mais minuciosa, especialmente em casos de histórico familiar de problemas de saúde como diabetes, colesterol alto, obesidade e hipertensão.

Sem a presença desses fatores, porém, os exames de rotina para homens podem ser feitos a partir dos 20 anos, anualmente ou de acordo com o médico que o acompanha. A partir dos 30 anos, os cuidados devem se intensificar. Isso porque é nessa faixa etária que as primeiras alterações na saúde do homem começam a se manifestar.

O problema mais comum que costuma surgir são alterações nas taxas de colesterol e triglicerídios no sangue. Mas não é só isso: é importante realizar acompanhamento anual para identificar possíveis desequilíbrios no funcionamento da glândula tireoide, do fígado e dos rins, por exemplo.

Chegando aos 40, os cuidados devem aumentar e os exames de rotina têm que entrar de vez na rotina dos homens. Nessa faixa etária, é preciso atenção especial com a saúde cardiovascular e com os riscos para o desenvolvimento de câncer de próstata. Os níveis de testosterona também merecem avaliação.

Por fim, a partir dos 50 anos, os exames de rotina para homens são indispensáveis. A frequência dos testes vai depender da presença de problemas e da avaliação do médico, mas a indicação segue sendo de realizá-los ao menos uma vez ao ano. Porém, não é incomum que muitos homens tenham que visitar seus médicos a cada seis meses.

Nesse estágio da vida, os exames para avaliar a próstata são fundamentais e devem ser aprofundados. Os cuidados com a saúde ocular e a prevenção a outros tipos de câncer também devem entrar no calendário anual de exames de rotina para homens.

Exames de rotina para homens e suas indicações

Níveis de colesterol

Homens que possuem taxas elevadas de colesterol no sangue apresentam um maior risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Sendo assim, a partir dos 20 anos, é recomendado que os jovens realizem esse exame periodicamente. Pacientes com histórico familiar de doenças do coração, pressão alta ou diabetes devem redobrar os cuidados.

Os níveis de colesterol são medidos por meio de exame de sangue.

Colonoscopia

Após os 50, é importante que os homens atentem-se para os cuidados de prevenção ao câncer de reto e intestino grosso, bem como outras doenças que afetam esse órgão. Para detectar esses problemas, o exame mais indicado é a colonoscopia, que consiste em uma avaliação por imagem da mucosa intestinal, feita com auxílio de um pequeno tubo ótico que é introduzido no reto.

Homens com histórico familiar devem, preferencialmente, antecipar a realização desses exames.

Leia mais: Como é feito o diagnóstico de câncer e sua importância

Exames cardiovasculares

Historicamente, as doenças cardiovasculares matam, em média, mais de 300 mil brasileiros todos os anos, entre homens e mulheres. O diagnóstico precoce de possíveis patologias é fundamental para reduzir o risco e melhorar a efetividade dos tratamentos.

Já a partir dos 35 ou 40 anos, os exames de rotina para homens devem incluir avaliações como eletro e ecocardiograma, testes ergométricos, aferição da pressão arterial, entre outros. Homens que possuem histórico familiar de doenças como hipertensão, obesidade, diabetes e colesterol alto devem começar o check-up anual a partir dos 20 anos.

Teste de glicemia

O Brasil é líder mundial em mortes por diabetes. De acordo com o último levantamento feito pela IDF (Federação Internacional de Diabetes), foram registradas mais de 135 mil mortes no país em virtude de complicações da doença.

Nesse sentido, a melhor maneira para detectar o diabetes é por meio da avaliação dos níveis de glicemia (açúcar) no sangue, resultado que pode ser obtido com um exame de sangue tradicional – o mesmo utilizado para avaliar o colesterol. O indicado é que o teste de glicemia faça parte dos exames de rotina para homens já a partir dos 20 anos, sobretudo para indivíduos com histórico familiar da doença.

Creatinina e ureia (função renal)

Alterações na função renal podem ser identificadas por meio da avaliação dos níveis de ureia e creatinina. A ureia é medida por meio de exames de urina, uma vez que se trata de uma substância que é filtrada pelo rim. Por sua vez, a creatinina é medida por meio de amostra de sangue. Taxas elevadas em ambos os testes podem indicar problemas na função do órgão, como insuficiência renal.

Leia mais: O que causa dor nas costas? Causas comuns e como diagnosticar

TGO e TGP (função hepática)

Trata-se de dois exames de sangue que visam a identificar a presença das enzimas Alanino Aminotransferase (TGP) e Aspartato Aminotransferase (TGO) na corrente sanguínea. Quando os níveis estão elevados, isso pode indicar a presença de lesões no fígado.

DSTs

Os exames de rotina para homens devem sempre considerar uma avaliação em busca de DSTs. Como são um risco que acompanha toda a vida sexualmente ativa do homem, esse acompanhamento pode ser feito a partir da adolescência. É importante notar que muitas dessas doenças, como AIDS e hepatite C, podem permanecer no organismo por anos sem apresentar sintomas.

IMC

A medição do índice de massa corporal é importante em qualquer idade. Essa avaliação é simples e ajuda a identificar e comprovar quadros de sobrepeso e obesidade, que são fatores de risco para diversas doenças que podem afetar a saúde do homem.

Dosagem de testosterona

Por volta dos 40 anos, ocorre uma redução natural e gradual dos níveis de testosterona nos homens. Embora seja algo esperado, a andropausa – queda nas taxas do hormônio sexual masculino – pode vir acompanhada de uma série de alterações físicas e emocionais: redução da libido, problemas de ereção, alterações de humor, perda de densidade óssea, entre outros.

O exame de testagem de testosterona é importante para avaliar essa redução e, se for caso, iniciar o tratamento de reposição hormonal.

Autoexame testicular

O câncer de testículos é outra doença que pode afetar homens de qualquer idade. Assim como acontece com o câncer de mama, a melhor maneira para realizar o diagnóstico precoce é por meio do autoexame de toque, em que o homem deve procurar por anomalias como caroços ou dores.

Exame da próstata

Dentre os exames de rotina para homens, um dos mais importantes é o exame de toque retal para avaliação da próstata. Esse teste é essencial para identificar problemas como inchaço ou nódulos que possam indicar a presença de câncer.

O exame de próstata é bastante rápido e, para fazê-lo, o médico introduz o dedo indicador no reto do paciente para sentir a consistência e textura da glândula. O exame é recomendado para todos os homens acima dos 50.

Leia mais: Como prevenir o câncer de próstata: tudo sobre a prevenção da doença

A prevenção é a melhor saída para evitar complicações, como o câncer de próstata e problemas cardiovasculares. Por meio dos exames de rotina para homens, é possível realizar o diagnóstico precoce de doenças, o que facilita o tratamento e aumenta as chances de cura.

Procure um médico especialista para orientações mais detalhadas e, para agendar seus exames com praticidade e agilidade, acesse a Doctoralia. Não perca mais tempo, previna-se!

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.