Artigos 25 março 2024

Exame particular precisa de pedido médico? Entenda como funciona

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

Já mencionamos aqui no blog da Doctoralia que fazer exames de rotina é uma ótima maneira de cuidar da saúde. Isso porque realizar check-ups frequentes permite que doenças sejam detectadas em fase inicial, facilitando os tratamentos.

Quando chega a hora de agendar esses procedimentos, no entanto, uma dúvida é comum entre os pacientes: será que exame particular precisa de pedido médico, ou basta ir à clínica ou laboratório e solicitar a realização?

Continue a leitura do artigo para descobrir a resposta para essa pergunta!

Afinal, exame particular precisa de pedido médico?

A resposta é não, exame particular não precisa de pedido médico. Para fazer exames de rotina, basta ir ao laboratório, apresentar um documento com foto e preencher um formulário.

Porém, vale lembrar que o acompanhamento médico antes e depois da realização de exames continua sendo importante, já que esse profissional é capacitado para analisar cada quadro clínico individualmente.

Portanto, mesmo que você faça os exames por conta própria, lembre-se de levá-los para que o seu médico de confiança possa interpretá-los e conversar com você sobre seu estado de saúde, indicando eventuais tratamentos.

Exame particular, plano de saúde ou SUS?

Outra questão que surge na hora de fazer exames de rotina é decidir entre realizá-los usando plano de saúde, SUS ou agendamento particular.

Para quem busca agilidade e menos burocracias, sem dúvida o exame particular é a melhor escolha, já que, dessa forma, é possível realizar os exames sem pedido médico. Enquanto o plano de saúde exige a solicitação de um especialista e pode levar até 5 dias para aprovar o exame, o SUS costuma sofrer com a superlotação, tendo filas com tempo de espera de semanas ou até meses, dependendo do procedimento a ser realizado.

Além disso, a modalidade particular tem uma outra vantagem bastante relevante: a possibilidade de agendamento online. Com isso, o paciente não depende do horário de funcionamento da recepção e pode marcar o exame quando for mais conveniente, em poucos cliques.

Onde agendar os meus exames pelo melhor preço?

Agora que você já sabe que para fazer exames particulares de rotina não é necessário pedido médico, é hora de descobrir onde agendá-los pelo melhor preço.

Na plataforma Doctoralia, você pode comparar laboratórios e centros de diagnóstico, conferir avaliações de outros pacientes e agendar seus exames de rotina sem sair de casa.

O serviço está disponível nas principais cidades do Brasil e é muito simples: basta acessar o site, verificar as opções disponíveis, escolher a de sua preferência e selecionar o melhor horário. Você ainda recebe uma confirmação e lembretes por WhatsApp, evitando que se esqueça do compromisso.

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.