Artigos 25 março 2024

Saiba tudo sobre o exame de endoscopia digestiva alta

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

Quem apresenta sintomas como dor no abdômen e refluxo pode precisar se submeter a uma endoscopia digestiva alta. Apesar de simples e seguro, o procedimento não é rotineiro, motivo pelo qual pode causar dúvidas nos pacientes.

Se você precisa realizar uma endoscopia digestiva alta e tem questões sobre o exame, continue a leitura do artigo. Nele, falaremos sobre:

  • O que é a endoscopia digestiva alta
  • Quando a endoscopia digestiva alta é indicada
  • Para que serve a endoscopia digestiva alta
  • Como é feito o exame de endoscopia digestiva alta
  • Como se preparar o exame
  • Onde realizar o exame de endoscopia digestiva alta

O que é a endoscopia digestiva alta

A endoscopia digestiva alta, também chamada de esofagogastroduodenoscopia, é um exame que permite visualizar o trato digestivo superior, região do corpo que inclui o esôfago, o estômago e as primeiras porções do duodeno.

Com base nos resultados, é possível entender as causas de problemas do sistema digestivo, como dores abdominais e refluxo.

As imagens também auxiliam no diagnóstico de inflamações como gastrite e duodenite e permitem, ainda, detectar a presença de pólipos, tumores, varizes esofágicas, úlceras, entre outras alterações.

Para realizar o procedimento, o endoscópio, um aparelho em formato de tubo flexível com uma câmera na ponta, é introduzido na cavidade oral para captar as imagens.

Quando a endoscopia digestiva alta é indicada

A endoscopia digestiva alta é solicitada pelos médicos quando os pacientes apresentam um ou mais sinais que indicam a existência de alterações na região do esôfago, estômago e duodeno.

Os sintomas podem incluir:

  • Dores abdominais persistentes
  • Enjoos e vômitos frequentes
  • Refluxo
  • Dificuldade para engolir
  • Queimação ou azia
  • Fezes escuras
  • Perda de peso e de apetite sem razão aparente
  • Suspeita de sangramento interno

A periodicidade varia. Na maioria dos casos, a endoscopia digestiva alta é realizada só uma vez. Mas pode ser mais frequente, caso seja necessário fazer o acompanhamento de doenças ou avaliar o andamento de um tratamento.

Para que serve a endoscopia digestiva alta

A principal finalidade da endoscopia digestiva alta é o diagnóstico de doenças e alterações no esôfago, estômago e duodeno.

A partir do exame, é possível diagnosticar patologias como:

  • Câncer de esôfago, estômago ou duodeno
  • Doença celíaca
  • Esofagite
  • Esôfago de Barrett
  • Estreitamento do esôfago
  • Gastrite
  • Hérnias de hiato
  • Úlceras
  • Varizes esofágicas

Além do diagnóstico, o exame é recomendado para o acompanhamento de doenças das quais o paciente já tem conhecimento.

E mais: a endoscopia digestiva alta pode ser também um procedimento terapêutico, servindo para retirada de pólipos, extração de lesões, interrupção de sangramentos, remoção de corpos estranhos, entre outras possibilidades. Nesse sentido, é bastante útil por ser menos invasiva.

Serve ainda para guiar sondas no estômago, auxiliando na alimentação de pessoas que não podem comer por via oral, e para a coleta de material para biópsia.

Como é feito o exame de endoscopia digestiva alta

Para a realização da endoscopia digestiva alta, o paciente precisa ser sedado. Por isso, deve comparecer ao local do exame acompanhado de uma pessoa que possa auxiliá-lo na volta para casa.

Após a sedação intravenosa, com o paciente deitado, o endoscópio é introduzido pela boca, passando pelo esôfago e estômago e chegando ao duodeno.

Enquanto isso, as imagens obtidas pela pequena câmera localizada na ponta do aparelho são transmitidas em um monitor. Elas podem ser gravadas e impressas, se necessário, para avaliação posterior do médico solicitante.

Se for preciso, algumas lesões identificadas podem ser tratadas já durante o exame, sem que seja necessário fazer outro procedimento.

Durante o procedimento, a frequência cardíaca e a oxigenação do paciente são monitoradas. O exame costuma durar de 10 a 15 minutos, podendo levar mais tempo em casos mais complexos.

Após sua conclusão, o paciente deve ficar em repouso no centro médico até que seja avaliado e liberado.

Por conta da sedação, não é recomendado dirigir, trabalhar ou realizar qualquer outra atividade que demande concentração ou que envolva riscos. O paciente também pode sentir desconfortos leves, que costumam ser passageiros, como irritação na garganta, cólica ou pigarro.

Como se preparar para o exame

Antes do procedimento, é recomendado fazer jejum de alimentos por 8 horas.

No dia anterior, o paciente deve se alimentar de comidas leves, evitando aquelas de difícil digestão, caso da carne vermelha. Isso porque o ideal é que o estômago esteja vazio para facilitar a visualização das imagens.

Em algumas situações, o médico que solicitou o exame pode recomendar a interrupção do uso de medicamentos que alterem a coagulação do sangue.

A endoscopia digestiva alta não tem contraindicações, sendo considerada segura. Mas, por envolver sedação, procedimento que envolve riscos para o coração e o pulmão, é importante informar sempre o seu médico de confiança sobre problemas de saúde que possui e remédios que esteja utilizando.

Complicações mais raras envolvem sangramentos, infecção e perfuração.

Onde realizar o exame de endoscopia digestiva alta

O exame de endoscopia digestiva alta pode ser realizado em centros médicos de todo o Brasil. Lembre-se de procurar por uma instituição de saúde de qualidade, com profissionais treinados para oferecer o melhor atendimento nesse momento, que, por envolver sedação, pode causar apreensão em alguns pacientes.

A boa notícia é que você já pode agendar seu exame sem sair de casa. Basta acessar a plataforma Doctoralia, pesquisar pelo procedimento, escolher uma opção que atende às suas necessidades e fazer o agendamento. Tudo de maneira 100% online.

O serviço está disponível nas principais cidades do país. Acesse agora e conheça!

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.