Artigos 25 março 2024

Doenças degenerativas do sistema nervoso: como diagnosticar?

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

Doenças degenerativas do sistema nervoso são aquelas que prejudicam a parte do corpo composta por cérebro, medula espinhal e nervos. Esse sistema é responsável pela realização de diversas funções, por isso as patologias se manifestam, também, de maneiras variadas.

É possível, no entanto, encontrar algumas características comuns entre as doenças neurológicas: elas costumam ser degenerativas, o que significa que a destruição dos neurônios ocorre gradualmente, de maneira irreversível, agravando os sintomas e limitando as funções do corpo.

É difícil traçar com precisão as causas das doenças degenerativas do sistema nervoso. Mas sabe-se que estão relacionadas a uma combinação de fatores, como má alimentação e sedentarismo, além de condições ambientais e genéticas.

Embora as doenças degenerativas do sistema nervoso não tenham cura, o uso de medicamentos pode aliviar os sintomas e proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes. O diagnóstico precoce também pode auxiliar.

Neste artigo, saiba quais são essas doenças, os seus sintomas e como diagnosticá-las. Confira!

Conheça as principais doenças degenerativas do sistema nervoso e seus sintomas

Atrofia muscular espinhal (AME)

A atrofia muscular espinhal (AME) é uma doença degenerativa que tem como característica a perda de neurônios da medula espinhal e do tronco cerebral.

Para o paciente, isso resulta em dificuldade para fazer movimentos simples, como caminhar, sentar, levantar ou manter a cabeça erguida. Com o passar do tempo, ela pode evoluir para problemas mais graves, como dificuldade para deglutir e respirar. Os primeiros sintomas podem surgir desde o útero até a vida adulta.

Doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer é uma forma de demência conhecida principalmente por afetar a memória recente de idosos.

Mas também pode surgir outros sintomas, como dificuldade para aprender e raciocinar, confusão, mudança de personalidade e incapacidade de fazer tarefas cotidianas.

Doença de Parkinson

O tremor é a principal característica da doença de Parkinson, que é mais comum entre adultos a partir dos 50 anos e idosos.

Além disso, a doença degenerativa também causa rigidez muscular, lentidão ao se movimentar e pode, ainda, comprometer a capacidade de raciocínio.

Distrofia muscular

A distrofia muscular consiste, na verdade, em um grupo de 30 doenças degenerativas do sistema nervoso.

Causadas por mutações genéticas, elas afetam os músculos, acarretando em sintomas leves que evoluem lentamente para sintomas mais severos. Dentre os problemas mais graves estão a fraqueza intensa e problemas respiratórios e cardíacos.

Esclerose múltipla

Mais comum entre mulheres adultas, a esclerose múltipla é uma doença degenerativa autoimune, que ocorre quando o sistema imunológico ataca a bainha de mielina, que reveste os neurônios.

Os sintomas da esclerose múltipla começam leves, como alterações na visão. Mas podem evoluir para fraqueza, perda visual e desequilíbrio, dentre outros.

Esclerose lateral amiotrófica (ELA)

Endurecimento e fraqueza dos músculos em um dos lados do corpo estão entre os sintomas da esclerose lateral amiotrófica (ELA).

Com o passar do tempo, o paciente tem dificuldade para fazer atividades do cotidiano, como segurar objetos, levantar-se, falar e comer. A cognição, no entanto, é preservada.

Uma curiosidade: o cientista Stephen Hawking foi um conhecido portador de ELA.

Tratamento das doenças degenerativas do sistema nervoso

Como falamos na introdução, a maioria das doenças degenerativas do sistema nervoso não têm cura. Porém, as patologias podem ser tratadas para garantir uma melhor qualidade de vida ao paciente, além de retardar o avanço dos sintomas.

Dependendo do caso, uma combinação de medicamentos, fisioterapia e terapia ocupacional, entre outras possibilidades, pode ser indicada.

Como diagnosticar as doenças degenerativas do sistema nervoso

Se os sintomas mencionados forem identificados, é importante buscar a opinião de um médico neurologista para a realização de exames.

Os mais utilizados são a tomografia computadorizada e a ressonância magnética, que permitem confirmar diagnósticos ou excluir patologias que tenham sintomas parecidos com os de doenças degenerativas do sistema nervoso.

A tomografia computadorizada pode ser usada para avaliar a maior parte das doenças desse tipo, excluindo hematomas e tumores. A ressonância magnética também traz bons resultados para a maioria dos casos. A escolha do exame mais adequado fica por conta do médico neurologista.

Na Doctoralia você encontra centros de diagnóstico de qualidade, que oferecem os exames que podem ser usados no diagnóstico das doenças degenerativas do sistema nervoso. Acesse o site e conheça o agendamento online, disponível nas cidades de Curitiba e São Paulo.

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.