Artigos 25 março 2024

Diferença entre exames de mamografia: analógica, digital e 3D

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

A mamografia é um exame que serve para avaliação das mamas. É realizado por meio de um aparelho específico, chamado de mamógrafo, que usa raios-X para identificar alterações. O exame é importante porque permite detectar anomalias na mama antes mesmo de os sintomas aparecerem, sendo, portanto, mais eficaz que o autoexame.

Mas você sabia que não existe só um tipo de mamografia? Neste artigo, entenda as diferenças entre os exames de mamografia analógico, digital, e 3D.

Para que servem os exames de mamografia?

A principal indicação da mamografia é identificar nódulos ou calcificações que podem ser indicativos de câncer de mama, mas também de lesões benignas. Além disso, o exame é usado para avaliar alterações vistas em outros exames de imagem, como em ultrassons. A mamografia serve, ainda, para avaliar a mama masculina.

É recomendado que mulheres a partir dos 40 anos realizem o exame de mamografia anualmente. No entanto, para aquelas que têm casos de câncer de mama na família, o melhor é começar a se prevenir desde cedo, já que os riscos são maiores em comparação com a população em geral.

Porém, atenção a um ponto: não se recomenda fazer mamografia antes dos 25 anos, mesmo para quem teve caso cedo na família. Isso porque a mama é mais suscetível à radiação até essa idade.

Diferença entre mamografia de rastreamento e mamografia diagnóstica

A mamografia de rastreamento, também chamada de mamografia de rotina, é aquela feita periodicamente, por mulheres que não tem nenhum sintoma.

A mamografia diagnóstica, por sua vez, é aquela feita por conta de alguma alteração encontrada anteriormente, seja um nódulo, alguma alteração na pele da mama ou outras anomalias que precisem ser investigadas para fornecer um diagnóstico.

Diferença entre os exames de mamografia e como são feitos

Há três tipos principais de mamografia:

  • Analógica
  • Digital
  • Tomossíntese 3D

Entenda as diferenças entre cada um deles:

Mamografia analógica

A mamografia analógica é a mais tradicional. Nela são usados raios-x para examinar as mamas. A imagem fica armazenada em um filme e pode precisar ser refeita caso haja algum problema.

Mamografia digital

Mais moderna que a tradicional, a mamografia digital transforma os raios-x em sinais elétricos, enviando-os para um computador. O exame permite ver a imagem da mama em um monitor ou imprimi-la, caso desejado.

Como os erros são menores, a mamografia digital reduz a exposição do paciente à radiação. O radiologista também pode ajustar a imagem, ampliando determinada área, por exemplo. A mamografia digital também causa menos desconforto e pode oferecer resultados mais precisos.

Mamografia 3D

A mamografia de tomossíntese 3D é a mais recente das três. Nela a mama é visualizada não de forma plana, mas em uma série de camadas, o que permite interpretações mais precisas.

As imagens de vários ângulos são reconstruídas no computador, melhorando a visualização. De acordo com um estudo publicado na revista Lancet Oncology, o exame é capaz de detectar 34% mais tumores, em comparação com a mamografia tradicional.

Preparo e orientações gerais para o exame de mamografia

No momento do exame de mamografia, é preciso ficar de pé enquanto são feitas as imagens da mama, uma de cada vez. A mama é comprimida entre duas placas para espalhar o tecido mamário e reduzir a exposição da paciente aos raios-x.

O exame pode causar desconforto, mas não deve machucar. Por isso, informe ao médico caso sinta muita dor. Logo em seguida, as imagens são enviadas para o médico especialista, que fará a avaliação.

Se você vai fazer um exame de mamografia, siga estas indicações:

  • Evite agendar o exame para os dias anteriores ou posteriores à menstruação, preferindo a segunda ou terceira semana do ciclo menstrual. Isso reduz o desconforto e também permite que o exame seja mais detalhado, pois a densidade do tecido glandular das mamas é menor nesse intervalo
  • Vista duas peças de roupa, já que é necessário tirar a parte superior para a realização do exame
  • Comunique a equipe médica se possui implantes mamários
  • Comunique ao médico sobre outras alterações na pele, o que pode auxiliar no diagnóstico
  • Informe também sobre outras restrições, como dificuldade para levantar o braços

Na Doctoralia, você pode realizar o agendamento da sua mamografia pela internet, com comodidade e rapidez. A plataforma está disponível para as principais cidades do país, como Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, entre outras. Experimente as vantagens de marcar seus exames sem sair de casa!

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.