Artigos 25 março 2024

4 dicas para agendamento de exames de forma prática e segura

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

Quando buscamos fazer o agendamento de exames, uma das coisas que procuramos é, com certeza, conveniência. Por isso, cada vez mais as opções de agendamento online se tornam uma alternativa benéfica, tanto para pacientes quanto para as clínicas, já que organizam e otimizam o cotidiano de ambas as partes.

Entretanto, nem sempre é tão fácil encontrar rapidamente as clínicas e exames que queremos, mesmo quando contamos com atendimento digital. Por isso, reunimos neste post algumas dicas para agendar exames de maneira mais prática e segura. Acompanhe!

1. Buscar por centros de diagnóstico que oferecem agendamento de exames online

Como dissemos, as opções para realizar o agendamento de exames de forma online têm se tornado mais populares, e não é à toa. Afinal, esse tipo marcação oferece praticidade, rapidez e muito menos chance de falhas na comunicação, que podem ocasionar exames marcados em datas e horários errados.

No entanto, é importante estar atento à segurança da plataforma que se está utilizando. Por exemplo, dê preferência a sites que tenham boas referências de outros pacientes e um bom histórico de segurança. Caso o custo do exame seja cobrando pela própria plataforma, preste atenção à segurança de dados de cartões.

Entre os benefícios de contar com o agendamento de exames online estão:

  • Canal de agendamento 24 horas por dia e 7 dias por semana: Uma das maiores vantagens do agendamento online é que ele pode ser feito a qualquer hora do dia ou qualquer dia da semana. Essa disponibilidade dos centros de diagnóstico dá ao paciente a liberdade de marcar o exame no horário que ele puder ou quiser fazê-lo, basta que acesse a plataforma e escolha as melhores opções;
  • Otimização do tempo: quando o paciente tem acesso ao agendamento e ao resultado do exame online, não precisa se deslocar até os centros de diagnóstico, o que otimiza o seu dia a dia e também agiliza a análise dos exames pelo médico e, consequentemente, o começo do tratamento;
  • Redução na fila de espera: muitas vezes, pacientes que precisam de um exame acabam desistindo por conta da fila de espera, seja presencialmente ou ao telefonarem para a clínica para agendar. Assim, o agendamento online também diminui o tempo de dor do paciente e oferece mais praticidade e rapidez na marcação.

2. Buscar por clínicas, centros de diagnósticos ou laboratórios seguros

Um dos aspectos mais importantes para agendar exames é buscar por clínicas, centros de diagnósticos ou laboratórios que sejam conhecidos por garantirem segurança.

Para isso, vale a pena contar com diferentes tipos de indicações: você pode pedir recomendações para pessoas conhecidas, médicos de confiança ou mesmo pesquisar na internet e verificar as avaliações da clínica, centro ou laboratório. Atualmente, é possível contar com esse tipo de opinião no Google, no Doctoralia ou no próprio site da clínica, centro ou laboratório.

Leia mais: Teste rápido para coronavírus: opções disponíveis e onde fazer

3. Buscar por especialidade e localização

Ao buscar por um exame, clínica ou médico, use os filtros de especialidade e localização na ferramenta ou site em que você procurar. Assim, os resultados apresentados já atenderão às suas necessidades e preferências.

Esse tipo de critério ajuda a tornar sua procura mais específica. Além desses filtros, as plataformas de agendamento costumam oferecer outras opções úteis, como exames realizados, horário de atendimento, procedimentos cirúrgicos e outros.

4. Pesquisar sobre os profissionais

Outro jeito de assegurar um agendamento de exames prático e seguro é buscar mais informações sobre os profissionais que trabalham nas clínicas, centros ou laboratórios que você está pesquisando.

Em geral, plataformas para agendar exames devem disponibilizar o nome e número de registro dos profissionais listados. A partir daí, você pode buscar por mais informações nas associações e conselhos.

Leia mais: Preparo para exame de ressonância magnética da pelve com e contraste

Agendamento online de exames pela Doctoralia: como funciona

O Doctoralia é uma solução de marcação de exames e análises clínicas para pacientes, que tem como objetivo oferecer continuidade ao atendimento médico. Em nossa plataforma, oferecemos para o paciente a possibilidade de encontrar a melhor clínica com o melhor horário para fazer o agendamento de exames.

Além dos benefícios para os pacientes, nosso serviço também gera vantagens para as clínicas, centros de exames e laboratórios, ajudando-os a gerenciar a disponibilidade dos equipamentos para a marcação de exames.


Reforçamos que nenhum exame deve ser realizado sem a recomendação de um profissional especializado. Para agendar sua consulta, seja presencial ou por telemedicina, acesse a Doctoralia, maior plataforma de saúde do mundo. Basta escolher a especialidade, cidade, planos de saúde e horário disponível para reservar seu horário em poucos cliques!

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.