Artigos 25 março 2024

Diagnóstico de Alzheimer: como os exames de imagem podem auxiliar

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

Estima-se que, no mundo, 50 milhões de pessoas sofram de demência, que consiste em um grupo de distúrbios cerebrais que ocasionam perda de memória e interferência nas funções diárias. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Alzheimer é responsável por 70% desses casos.

Embora ainda não haja cura para esse transtorno, o diagnóstico precoce de Alzheimer e o tratamento podem ajudar a limitar e frear os sintomas. E você sabia que os exames de imagem podem ajudar? Entenda como neste artigo.

O que é a doença de Alzheimer?

A doença de Alzheimer (também chamada de mal de Alzheimer) é um transtorno neurodegenerativo progressivo que acarreta em perda de memória e de outras funções mentais importantes, como a linguagem. Também é uma das principais causas de demência em idosos.

O nome vem do psiquiatra e neuropatologista alemão Alois Alzheimer, que foi o primeiro a descrevê-la, em 1906.

Causas do Alzheimer

As causas do Alzheimer ainda são desconhecidas. Mas é provável que haja influência genética. Há ainda, entre pesquisadores, hipóteses de que alguns vírus ou a deficiência de certas enzimas possam ter relação com o surgimento da doença, assim como a exposição e o depósito de alumínio no cérebro. Mas ainda não há provas disso.

Estágios e sintomas do Alzheimer

O sintoma mais característico do Alzheimer é a perda da memória recente. Mas, com o tempo, outros sintomas mais graves aparecem, como o esquecimento de fatos antigos, de nomes de pessoas e de palavras.

O Alzheimer tem quatro estágios: inicial, moderado, grave e terminal. Cada um deles apresenta sintomas diferentes:

  • Estágio inicial: perda da memória recente, desorientação espacial e temporal, agressividade, perda de interesse por atividades de lazer, falta de iniciativa;

  • Estágio moderado: dificuldades para lembrar nomes de pessoas e objetos, agitação, insônia, falta de coordenação motora;

  • Estágio grave: incontinência urinária e fecal, dificuldade para comer, deficiência motora, resistência a fazer tarefas diárias;

  • Estágio terminal: dependência de cuidados, imobilidade, dor ao deglutir.

Como é feito o diagnóstico de Alzheimer?

Não existe um teste definitivo para diagnosticar o Alzheimer, portanto, o diagnóstico costuma ser feito por exclusão. Os médicos fazem um levantamento do histórico familiar e pessoal do paciente, além de testes psicológicos, para excluir a possibilidade de outras patologias mentais.

Além disso, são feitos testes cognitivos que avaliam habilidades como concentração, memória, linguagem e orientação. Exames de sangue e urina também são utilizados.

Os especialistas mais indicados para diagnosticar o Alzheimer são o neurologista especializado na doença e o psiquiatra geriatra.

Exames de imagem que auxiliam no diagnóstico de Alzheimer

Alguns exames de imagem cerebrais também podem ajudar no diagnóstico de Alzheimer, pois ajudam a descobrir alterações no cérebro, excluindo a possibilidade de tumores e hidrocefalia.

  • O primeiro é a tomografia computadorizada, que permite tirar raios-x de diferentes ângulos, resultando em uma imagem tridimensional do cérebro. Com a tomografia, pode-se excluir a possibilidade de tumor, AVC, hemorragia, dentre outras causas de demência.
  • Já a ressonância magnética não usa raio-x, e sim ondas de rádio, para produzir também imagens tridimensionais do cérebro. O exame permite ver padrões de perda dos tecidos do cérebro, o que pode servir para saber se o paciente sofre de Alzheimer ou de outras formas de demência.

Importância do diagnóstico precoce e do tratamento do Alzheimer

Como o Alzheimer é uma doença que não tem cura, o diagnóstico precoce é muito importante. Além disso, um tratamento adequado é fundamental para aliviar os sintomas e estabilizar ou até mesmo retardar o avanço da patologia.

O tratamento da doença tem como objetivo dar apoio ao paciente, com um ambiente seguro. É importante contar com a ajuda de cuidadores ou familiares. Alguns medicamentos também podem auxiliar.


No Doctoralia você encontra centros de diagnóstico de qualidade, que oferecem o exame que podem ser usados no diagnóstico de Alzheimer. Experimente o agendamento online, disponível nas cidades de Curitiba e São Paulo.

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.