Artigos 25 março 2024

Como é feito o raio X do tórax, contraindicações e como se preparar

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

O raio X do tórax é um exame de imagem indolor e não invasivo, que auxilia no diagnóstico de diversas patologias, como pneumonia e tuberculose.

Se você tem dúvidas sobre como é feito o raio X do tórax, continue a leitura deste artigo! Aqui abordamos as principais questões relacionadas ao assunto.

O que é raio X do tórax?

Um raio X ou radiografia do tórax é um exame de imagem que ajuda o médico no diagnóstico de diversas doenças que afetam a região, como pneumonia, tuberculose, fraturas, dentre outras. Também permite avaliar a resposta do organismo ao tratamento dessas patologias.

O tórax é a região que fica entre o pescoço e o abdômen, também conhecido como peito. No exame de imagem, é possível visualizar essa parte do organismo da seguinte forma: os ossos aparecem em branco devido a sua densidade, e os pulmões, cheios de ar, são mostrados mais escuros.

Como é feito o raio X do tórax?

O raio X do tórax é realizado em clínicas de imagem por técnicos especializados em radiologia.

Para a realização do exame, o paciente é posicionado de pé no equipamento de raio X. O técnico que acompanha o procedimento pode solicitar que a pessoa respire profundamente, enchendo o peito de ar e segurando a respiração. O paciente deve permanecer imóvel no momento da captura das imagens.

Em seguida, o técnico analisa as imagens para verificar se sua qualidade está boa ou se será necessário refazê-las. Quando o resultado estiver nítido o suficiente para a realização do diagnóstico pelo médico, o exame é concluído.

Todo o processo de realização do exame é rápido: a duração varia conforme o número de capturas necessárias, mas fica em torno de 5 minutos.

Posteriormente, um médico radiologista deve analisar as imagens e redigir um laudo. Tanto as imagens quanto o laudo podem ser entregues em formato digital, mais comum atualmente, ou em papel.

Quais são as indicações e contraindicações do raio X do tórax?

Agora que você já sabe como é feito o raio X do tórax, vamos conhecer as indicações e contra indicações ao exame. É comum que médicos o solicitem quando o paciente citar os seguintes sintomas:

  • tosse
  • dificuldade para respirar
  • dor no peito

Também é possível que o exame seja solicitado para um possível diagnóstico de patologias como:

  • tuberculose
  • pneumonia
  • pneumotórax
  • derrame pleural (água no pulmão)
  • câncer de pulmão
  • doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC)
  • doenças cardíacas como a cardiomegalia (coração grande)

Apesar de o exame ser indolor e não invasivo, há a emissão de radiação imunizante. Por isso, o médico deve levar em conta os riscos na hora da prescrição do exame, não sendo indicado realizá-lo diversas vezes em um curto período de tempo.

Pelo mesmo motivo, exames de raio X não são indicados para gestantes em todos os casos. Caso haja suspeita de gravidez, é importante informar o médico, que decidirá qual é o melhor procedimento para cada caso.

Preparação para o raio X do tórax

O preparo para o raio X do tórax é simples: é preciso retirar roupas e acessórios que possam causar alterações na imagem. Não é necessário fazer outros tipos de preparação, como jejum ou dieta especial, antes de uma radiografia.

Onde fazer um raio X?

Para fazer um raio X do tórax é preciso procurar uma clínica de imagem de qualidade, que conte com profissionais capacitados.

Na Doctoralia, você pode fazer o agendamento do exame de forma 100% online em instituições de saúde localizadas nas principais cidades do Brasil. Acesse a plataforma e compare as opções disponíveis!

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.