Artigos 25 março 2024

Exame de colonoscopia: entenda o que é, para que serve e como é feito

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

Você sabia que o câncer de cólon e reto, também chamado de câncer do intestino ou colorretal, é o segundo mais comum no Brasil?

Nos homens, ele só perde para o câncer de próstata em número de casos. Já nas mulheres, fica atrás somente do câncer de mama. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Felizmente, há um exame que contribui para o diagnóstico precoce da doença, impedindo que cause danos mais graves. Trata-se da colonoscopia, procedimento que permite avaliar o interior do cólon e do reto, detectando não só o câncer colorretal como também outras alterações no intestino.

Se você tem o exame agendado e está com dúvidas, continue a leitura do artigo, que falará sobre:

  • O que é colonoscopia?
  • Para que serve a colonoscopia?
  • Como é feito o exame de colonoscopia?
  • Qual o preparo para a colonoscopia?
  • Contraindicações da colonoscopia
  • Complicações e efeitos colaterais
  • Onde realizar o exame

O que é colonoscopia?

A colonoscopia é um exame que serve para avaliar a mucosa do intestino grosso.

Usando uma técnica similar a da endoscopia, por meio de imagens, o procedimento permite identificar a presença de doenças e alterações nessa região do corpo, como câncer, pólipos, varizes, colite e doença diverticular.

O exame pode ser solicitado quando o paciente apresenta sintomas que sugerem alterações no intestino, como diarreia persistente e sangramentos.

Também é recomendado como exame de rotina para o rastreio de câncer do cólon e do reto, no caso de pessoas com mais de 50 anos que tenham maiores riscos de desenvolver a doença.

A preparação para a colonoscopia inclui garantir que o intestino esteja limpo no momento do procedimento, o que é importante para que as alterações fiquem visíveis.

Para isso, recomenda-se ajustar a alimentação e também o uso de laxantes. O exame não causa dor, já que é feito com sedação. Alguns pacientes, porém, podem sentir desconforto na região abdominal durante o procedimento.

Para que serve a colonoscopia?

A colonoscopia permite diagnosticar doenças e identificar alterações diversas no intestino grosso. Conheça as principais:

  • Investigar sinais sugestivos do câncer intestinal, como pólipos
  • Identificar doenças inflamatórias do intestino, como a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa
  • Compreender as causas de diarreias crônicas, sangramentos nas fezes e anemia
  • Avaliar outras mudanças no hábito intestinal que tenham origem desconhecida

Além disso, durante o exame, também é possível realizar alguns procedimentos, como coleta de material para biópsia, retirada de pólipos e cauterização de vasos sanguíneos, que podem estar ocasionando sangramentos.

Como é feito o exame de colonoscopia?

A colonoscopia é realizada com o paciente deitado de lado, em uma posição confortável. Ele é sedado por um anestesiologista para que não sinta nenhuma dor ou desconforto. Por conta da anestesia, é importante que o paciente vá acompanhado.

Então, um aparelho – o colonoscópio – é introduzido no ânus. O dispositivo é fino e flexível, contendo uma microcâmera na ponta.

Com ele, é possível capturar imagens em tempo real do interior do intestino, retirar pólipos suspeitos e coletar material para biópsias. Mesmo com a sedação, o paciente pode sentir pressão no abdômen durante o procedimento.

Caso seja necessário, o profissional de saúde que realiza o exame pode injetar ar no intestino para melhorar a visualização das imagens. O procedimento é rápido: dura cerca de 30 minutos.

Depois da colonoscopia, é recomendado que o paciente fique em recuperação no centro médico por algumas horas antes de voltar para casa. Ele não deve dirigir nem trabalhar após o procedimento.

Qual o preparo para a colonoscopia?

Para que se obtenha boas imagens, é preciso que o paciente esteja com o intestino completamente limpo, sem resíduos de fezes ou alimentos, no momento do exame.

Para isso, nas 48h que antecedem a colonoscopia, deve adotar uma dieta leve, de fácil digestão. Isso inclui a ingestão de arroz e massas brancas, líquidos, iogurtes e sucos sem frutas ou pedaços, peixe e ovos cozidos. Além disso, deve tomar remédios de efeito laxativo.

No dia que antecede o exame, a alimentação se torna ainda mais restrita. É recomendada uma dieta líquida para que resíduos não sejam produzidos no intestino grosso.

O preparo pode incluir, ainda, outros medicamentos além dos laxantes e uma lavagem intestinal. Os detalhes da preparação serão passados pelo médico. Lembre-se de seguir as orientações à risca para garantir imagens satisfatórias.

Além disso, o uso de alguns remédios pode ser suspenso antes do exame. Isso inclui insulina, anticoagulantes, metformina e AAS, sempre conforme indicação do médico.

Contraindicações da colonoscopia

O exame de colonoscopia é contraindicado em alguns casos, quando o paciente tem suspeita de diverticulite aguda, megacólon tóxico, perfuração e obstrução intestinal.

Complicações e efeitos colaterais

Os efeitos colaterais da colonoscopia são, no geral, passageiros. Nas primeiras horas após o exame, o paciente pode sentir inchaço abdominal e cólicas, por conta da injeção de ar.

Nos casos em que foi coletado material para a biópsia ou em que foi realizada a retirada de pólipos, pode aparecer sangue ou coágulos nas fezes.

Complicações mais sérias são raras, de modo que o exame de colonoscopia é considerado um procedimento seguro. Eventos mais graves podem incluir sangramento, formação de úlceras e perfuração do intestino.

Além disso, pode haver reações aos medicamentos usados para sedação, no geral relacionadas a condições preexistentes, como doenças do coração ou do pulmão.

Onde realizar o exame

O exame de colonoscopia pode ser realizado em clínicas de diagnóstico. É importante escolher uma instituição de saúde de qualidade, com profissionais especializados, que garantam o conforto do paciente durante o procedimento.

Você pode encontrar estabelecimentos seguros para realizar o seu exame e fazer o agendamento sem sair de casa na plataforma Doctoralia. Basta pesquisar e comparar as opções e marcar o exame de forma 100% online.

A plataforma está disponível nas principais cidades do Brasil. Acesse o site e conheça!

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.