Artigos 25 março 2024

Saiba quais exames compõem o check-up feminino

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

Como já falamos aqui no blog da Doctoralia, o check-up é um conjunto de exames que serve para avaliar de forma completa a saúde dos pacientes. Assim, permite diagnosticar doenças em fase inicial, o que contribui para o sucesso dos tratamentos.

No caso das mulheres, há alguns exames de avaliação periódica específicos que devem ser feitos com frequência. Quer saber quais são eles? Então, continue a leitura do artigo para descobrir o que é e qual é a importância do check-up feminino.

Quais são os exames de check-up feminino?

O check-up feminino ideal varia conforme a idade da mulher. Além disso, a lista não é a mesma para toda a população.

De acordo com o histórico familiar, doenças passadas e outras características, os exames que compõem o check-up feminino podem variar de paciente para paciente. Somente um médico pode indicar quais são os procedimentos mais indicados para cada caso.

Com isso em mente, procuramos listar os exames que são mais comuns em check-ups femininos, conforme a faixa etária das mulheres:

Entre a primeira menstruação e os 40 anos

  • Avaliação clínica, incluindo aferição da pressão arterial e palpação da tireóide;
  • Exames para acompanhar níveis de glicose, triglicerídeos, colesterol, creatinina e hemoglobina glicada, assim como aqueles que servem para investigar desequilíbrios hormonais, como T3 total, T4 livre, TSH, FSH, LH;
  • Exames ginecológicos focados em prevenir doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), câncer de mama e câncer de colo do útero;
  • A depender do perfil individual de cada paciente, o médico pode solicitar também exames como ultrassom transvaginal, mamografia e ultrassonografia da mama.

Entre 40 e 50 anos

  • A partir dos 40 anos, é recomendado que as mulheres realizem mamografia de rotina, independentemente de terem ou não fatores de risco para o câncer de mama;
  • Avaliações cardiológicas, como a realização de eletrocardiograma, também são recomendadas, uma vez que é a partir dessa faixa etária que acidentes vasculares cerebrais (AVC) e infartos são mais comuns.

A partir dos 50 anos

  • Depois dos 50 anos, é importante incluir no check-up feminino um exame de densitometria óssea que permite diagnosticar doenças como osteoporose e osteopenia. Os exames cardiológicos podem ser acompanhados de um teste ergométrico.

Por que é importante realizar exames periódicos?

O check-up feminino permite detectar precocemente algumas doenças silenciosas e entender as chances de desenvolvimento de problemas de saúde.

Com base nos resultados dos exames, é possível sugerir mudanças de estilo de vida, como a adoção de novos hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos.

É importante que o check-up anual inclua, além dos exames, uma pesquisa sobre hábitos de vida, antecedentes de saúde física e mental, histórico de doenças na família e outras características individuais, que vão ajudar o médico a entender melhor o contexto da paciente.

Além disso, o acompanhamento de um médico é fundamental. É o profissional que vai solicitar os exames certos para cada paciente, fazer a interpretação dos resultados e sugerir os melhores tratamentos, quando necessário.

Onde realizar os exames?

Os check-ups femininos devem ser realizados anualmente. Depois da visita ao médico, os procedimentos podem ser realizados em clínicas de imagem e em laboratórios de qualidade. É importante escolher instituições de saúde que contem com profissionais especializados e bons equipamentos.

Se você deseja marcar seus exames de check-up feminino anual, saiba que já pode fazer isso de forma 100% online. Para isso, basta acessar a plataforma Doctoralia e pesquisar pelo exame desejado para encontrar diversas opções de clínicas nas principais cidades do país. Confira!

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.