Artigos 25 março 2024

Check up anual: quais exames devem ser feitos?

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

Muitas pessoas vão ao médico só quando sentem algum desconforto. Mas não deveria ser assim. Quem procura levar uma vida saudável precisa, além de cuidar da alimentação e praticar exercícios físicos, realizar consultas e exames periodicamente.

É para isso que serve o check up anual, uma série de exames que permitem avaliar de maneira completa a saúde do paciente, garantindo que está tudo bem ou diagnosticando problemas de saúde em fase inicial, o que auxilia no sucesso dos tratamentos.

Se você tem dúvidas sobre quais exames fazem parte do check up anual e quem deve fazê-los, acompanhe a leitura do artigo!

A importância do check up anual

O check up anual consiste em um conjunto de exames clínicos, laboratoriais e de imagem, que devem ser feitos uma vez por ano, mesmo por quem não tem doenças diagnosticadas ou histórico de problemas de saúde na família.

A função do check up anual é preventiva, ou seja, detectar alterações no organismo ou doenças em estágio inicial, permitindo um diagnóstico precoce, que é essencial para o sucesso de boa parte dos tratamentos.

Como muitos problemas de saúde não apresentam sintomas inicialmente, só podem ser descobertos por meio da realização de exames periódicos. Por isso a importância do check up anual.

Quais exames devem ser feitos no check up anual?

Não existe uma lista oficial de exames que compõem o check up anual ou que devem ser realizados por todas as pessoas. Cada paciente é único e, portanto, o médico é que indicará os exames certos para cada paciente, considerando sexo, idade e histórico familiar.

Porém, é possível listar alguns exames mais comuns, que costumam ser pedidos com frequência em check ups anuais. Veja quais são:

  • Hemograma: serve para analisar o sangue, mostrando a quantidade de componentes como glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.
  • Glicemia em jejum: o exame de glicemia em jejum permite avaliar a quantidade de glicose no sangue, para identificar casos de diabetes ou pré-diabetes
  • Colesterol e triglicerídeos: medem os níveis de gordura do sangue e, assim, identificar problemas como o entupimento dos vasos sanguíneos, que é causa de infarto e derrame
  • Ureia e creatina: serve para verificar se os rins estão funcionando bem
  • TGO e TGP: exame usado para avaliar o funcionamento do fígado
  • TSH e T4 livre: investigam o funcionamento da tireóide, permitindo identificar problemas hormonais como hipotireodismo e hipertireoidismo
  • Ácido úrico: permite identificar a presença de ácido úrico em excesso nas articulações e nos rins, associada a problemas como pressão alta
  • Exames de urina: analisa células, bactérias e cristais que podem estar presentes na urina, indicando doenças
  • Eletrocardiograma: mede a atividade elétrica do coração, permitindo diagnosticar problemas cardíacos
  • Teste ergométrico: o teste ergométrico requer que o paciente faça esforço físico gradual, por exemplo andando ou correndo em uma esteira, para avaliar o funcionamento do sistema cardiovascular

Quem deve estar mais atento ao check up anual?

Existem alguns grupos da população que devem estar ainda mais atentos à realização de exames anuais. São eles:

Pessoas com predisposição genética

Para prevenir doenças, é importante conhecer o histórico de problemas de saúde familiares. Quem tem casos de diabetes, câncer e doenças cardiovasculares na família, por exemplo, tem mais chance de desenvolver os mesmos problemas e, por isso, deve ficar especialmente atento. Nesses casos, é importante fazer o check up anual desde cedo.

Pessoas com mais de 40 anos

Embora seja importante em qualquer idade, depois dos 40 anos a prevenção é ainda mais importante. Afinal, o corpo se transforma com o passar dos anos: a capacidade de o organismo se recuperar diminui e o sistema imunológico fica vulnerável, aumentando as chances de desenvolver doenças.

Mulheres

O check up médico anual feito pelas mulheres tem alguns exames específicos, como o preventivo (papanicolau), que serve para prevenir o câncer de colo do útero, a ultrassonografia transvaginal e a mamografia.

Homens

Já nos homens, a partir dos 40 anos, é importante realizar o exame do toque retal, que serve para identificar alterações na próstata, e o de dosagem de enzima de PSA, que ajuda a detectar inflamação ou câncer na próstata.

Quando e onde fazer o check up anual

Como o próprio nome sugere, esse check up deve ser feito todos os anos. Depois da visita ao médico, os exames solicitados podem ser realizados em clínicas de imagem e laboratórios de qualidade. Se você deseja marcar seus exames de check up anual, sabia que pode fazer isso de forma 100% remota? Para isso, basta acessar a plataforma Doctoralia e pesquisar pelo exame desejado para encontrar diversas opções de clínicas nas principais cidades do país. Confira!

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.